UBE

EBD: Quem é o Espírito Santo

02 abril 2011


Neste 2º Trimestre de 2011, estudaremos sobre a temática “Movimento Pentecostal – As doutrinas da nossa fé”, numa abordagem empolgante sobre a pérola do genuíno pentecostalismo bíblico: O Espírito Santo e sua obra.

Sem dúvidas, a benfazeja oportunidade é valiosa para o fortalecimento da denominação no ano do seu Centenário.

Seja assíduo, comprometa-se com a Palavra de Deus e certamente você será um instrumento de valor na propagação do Evangelho do Senhor. Matricule-se na Escola Bíblica Dominical, estude as Lições Bíblicas com afinco e dedicação. Boa aula!


QUEM É O ESPÍRITO SANTO
 
O saudoso pastor Valdir Nunes Bícego, comentando a lição intitulada “Verdades Pentecostais – O Evangelho de Cristo anunciado com poder”, publicação CPAD, 1º Trimestre de 1998, afirma que: “O Espírito Santo não é uma influência, uma energia imperceptível ou um mero poder impessoal, como erradamente ensinam alguns. Ele é uma pessoa dotada de personalidade própria”.

É o Espírito Santo incriado, incomensurável e eterno. É a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, possuidor de todos os atributos divinos, assim como o Pai e o Filho.

A doutrina da Trindade assegura a existência de um só Deus, porém três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O nosso Deus é Trino e Uno.
Não há conflito hierárquico na Trindade, a Bíblia posiciona o Deus Espírito Santo no mesmo nível do Deus Pai e Deus Filho (2 Co 13.14; Mt 28.19).

O AT apresenta o termo hebraico rûah para “Espírito”, às vezes traduzido como “respiração, ar, força, vento, brisa, espírito, ânimo, humor”. Segundo o Dicionário VINE, o termo ocorre 378 vezes em todos os períodos do hebraico bíblico.

Dentre os nove significados da palavra rûah, o primordial para nós, fala do “Espírito” de Deus – O Espírito Santo. A expressão aparece especificamente em Gn 1.2, Sl 51.12 e Is 63.10,11.

O NT utiliza a palavra pneuma, “vento, respiração”; denota ainda especialmente a palavra “espírito”, em razão de ser imaterial,  invisível e poderoso, é similar ao vento.

O Santo Espírito ao longo das épocas é agente ativo na história da humanidade, principiando a partir do que foi revelado na Bíblia Sagrada, quando Moisés registrou no livro de Gênesis a presença do Espírito divino na Criação, ornando os céus, formando e dando vida ao primeiro homem. Ele é a fonte da vida física, moral e espiritual do ser humano.

Sua presença é notória na vida dos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó; no destemor do grande libertador Moisés; no guerreiro-sucessor Josué; nos Juízes, em especial Gideão, Sansão e Samuel; nos reinados de Saul, Davi e Salomão; no ministério profético de Elias, Isaías e Daniel.

Todavia, em Jesus, Sua presença esteve em evidência. Ele participou da concepção do Filho de Deus no ventre de Maria; preservou-lhe a vida quando Herodes queria matá-lo. Esteve com o jovem Jesus no templo entre os doutores, enchendo-o de graça e sabedoria singular. Dirigiu os passos do “Homem de Nazaré” até o Jordão, quando batizado pelo Batista, derramou sobre o Nazareno a plenitude do poder divinal, capacitando-o a enfrentar e derrotar o terrível tentador. Na unção do Espírito, Cristo pregou, curou, libertou, realizou sinais e maravilhas. Na consolação do Espírito, Cristo suportou, sofreu, humilhou-se a si mesmo quando pregado na dura cruz. Morreu e ressuscitou, ascendendo ao Céu na força do Espírito Santo, assentou-se à direita do Pai, recebendo todo o poder que há no Céu e na Terra.

Depois de dez dias cumpriu-se a promessa que Jesus havia dito e os cento e vinte irmãos e irmãs, que estavam reunidos no cenáculo, “foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhe concedia que falassem.”

Desde então, a Igreja do Senhor experimenta a ação e força constante do Santo Espírito na condução de sua marcha evangelizadora objetivando alcançar “os confins da terra” com mensagem de boas-novas do Senhor Jesus Cristo.


Pb. Charlles Oliveira.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

COMENTE, todavia seja respeitoso e identifique-se, comentário "anônimo" não será postado. Obrigado!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. O ASSEMBLEIANO .
Design by Herdiansyah Hamzah . Published by Mais Template .
Creative Commons License