UBE

IEADERN: Renúncia e jubilação do pastor Raimundo João de Santana

08 janeiro 2012

011017

Na última sexta-feira, 6 de janeiro, por ocasião da 5ª Assembleia Ministerial Extraordinária, o Pastor Presidente da IEADERN, Raimundo João de Santana renunciou ao cargo e pediu formalmente sua jubilação pastoral. A plenária acatou a jubilação do digníssimo pastor com unanimidade, prestando-lhe a homenagem ao designá-lo como Presidente de Honra da IEADERN.

Aos 87 anos e quase 50 de atividade pastoral, o Pastor Santana iniciou sua longa trajetória ministerial na cidade de Caicó, atuando 7 anos naquela igreja; em seguida assumiu Parnamirim por 27 anos. Apesar de pastorear apenas duas igrejas, os 34 anos de labuta na seara do Senhor lhe conferiram experiência suficiente para no dia 3 de janeiro de 1999, em Natal, assumir a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte – IEADERN. 13 anos depois, em dia histórico para a denominação, Pr. Raimundo João de Santana foi coroado com sua jubilação.

O pastor Israel Caldas presidiu a 5ª Assembleia Ministerial Extraordinária, ladeado pelo ilustre pastor José Wellington Bezerra da Costa – Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB – acompanhado pelos pastores Abezier Apolinário (BA) e Paulo Rodrigues Moraes (SP), da Comissão Jurídica da CGADB. Ministros de vários estados do Nordeste estiveram presentes na AME para prestigiar o evento, encabeçando a relação o pastor José Antonio dos Santos (AL), Presidente da União de Ministros da Assembleia de Deus no Nordeste – UMADENE; Pr. José Carlos de Lima – João Pessoa (PB); Pr. Osires Teixeira – Fortaleza (CE); Pr. Israel Ferreira – Salvador (BA); Pr. Pedro Aldir (MA); Pr. João Bezerra da Silva (CE); pastores Roberto José (Presidente da AD em Abreu e Lima), Altair Germano e “Ferreirinha”(PE); e Daniel Nunes – Campina Grande (PB).

O pastor José Wellington Bezerra da Costa proclamou uma breve, porém substanciosa mensagem aos presentes, citando o texto da carta paulina aos Efésios 4.1-7:

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”

A solenidade de jubilação foi encerrada com uma salva de palmas ao pastor Raimundo João de Santana, em reconhecimento a quase meio século de serviços em prol do Reino de Deus e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte.

Estatutariamente, o pastor Israel Caldas assume interinamente a direção da igreja no estado até a sucessão presidencial, como determina o Estatuto da IEADERN, até o período de 60 dias, quando os ministros potiguares aclamarão (segundo a vontade de Deus) o novo Pastor Presidente da denominação.

Irmãos assembleianos, considerando a trajetória vitoriosa da nossa igreja no estado, guiada ao longo das décadas por grandes homens de Deus, o momento é de profundo respeito pela memória de nossos líderes e consideração pela belíssima história da IEADERN. Oremos pela continuidade da obra do Senhor no Rio Grande do Norte; pelas lideranças constituídas, e especialmente pelo homem que o Senhor escolheu pela Sua infinita graça e sabedoria.


Confira a galeria de pastores que presidiram a IEADERN:

1

 

 

 

 

1919 – José Paulino Estumano de Morais (considerado o primeiro pastor da IEADERN, tranferiu a congregação para a Rua América);

 

2

 

 

 

 

 

1923 – Josino Galvão de Lima

 

3

 

 

 

 

 

1923 – Manoel Higino de Souza

 

4

 

 

 

 

 

1924 – Bruno Skolimowski

 

5

 

 

 

 

 

1926 – Francisco Gonzaga

 

6

 

 

 

 

 

1937 – Clímaco Bueno Aza

 

7

 

 

 

 

 

1940 – Eugênio Martins Pires

 

8

 

 

 

 

1959 – Eurico Bergsten (com o falecimento do pastor Eugênio Pires, em 59, ficou à frente do trabalho até a chegada do Pr. João Batista)

 

9

 

 

 

 

 

1960 – João Batista da Silva

 

10

 

 

 

 

 

1993 – João Gomes da Silva

 

11

 

 

1998 – Edmar Rosa Gomes (Na noite de 22 de agosto de 1998, vítima de aceidente automobilístico, faleceu o Pr. João Gomes. O pastor Edmar Rosa, 1º vice-presidente da IEADERN, assumiu por força do Estatuto e passou a responder como Presidente da IEADERN).

 

 

 

fot_raimundo

1999 – Raimundo João de Santana

PRESIDENTE DE HONRA DA IEADERN

 

Oremos neste momento histórico, suplicando ao Senhor da seara que conduza este processo conforme Sua soberana vontade.

4 comentários :

  1. Amado a Paz do Senhor. Da lista apresentada pelo irmão, tive o privilégio de conhecer cinco: Missionário Eurico Bergstem, foi quem me batizou na aguas em Fortaleza-CE no ano de 1981. Somente reencontrei o Pr. Eurico, depois que já era obreiro da IEADERN, quando ele veio dar estudos bíblicos em Natal, momento que aproveitei, para pedir seu autografo, o que ele fez com muito prazer, e ainda dedicou-me o texto: " Em todo o tempo sejam alvos os teu vestidos e nunca falta o óleo sobre a tua cabaça." Pastor João Batista da Silva, foi na sua gestão que fui enviado ao campo como Presbítero no ano 1988. Lembro que antes de pedir aprovação aos ministros reunidos na convenção em janeiro de 1988, o Pastor João Batista me fez duas perguntas: 1) O irmão é batizado com o Espirito Santo? eu prontamente respondi: E COM FOGO! Depois ele perguntou: E se faltar o pão e o leite do menino? eu respondi: O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ! aí todos os presentes riram, e o Pastor João Batista rindo também, disse: Aprovado! Considero na minha vida um momento inesquecível.

    ResponderExcluir
  2. ....continuando

    Pastor João Gomes da Silva, este dispensa comentário. Meu pai. Tenho muitas experiências vividas ao seu lado. Foi quem me deu posse no primeiro campo em Barão de Serra Branca no ano 1988. Me levou a condição de Ministro do Evangelho, (fiquei sabendo, que um menbro da mesa não acatou a minha indicação, mas os demais membros da mesa disseram: ele é indicação do Pastor João Gomes, então meu nome passou.)

    Pastor Edimar Rosa, tem toda a minha adimiração. No processo de sucessão, após o falecimento do pastor João Gomes, ele foi um exemplo. Participei como membro da mesa apuradora que contou os votos da eleição que teve como vencedor o Pr. Raimundo João de Santana.

    ResponderExcluir
  3. ....continuando

    Pastor Santana e seu genro Pr. Joaci, tem um marco muito forte em meu ministério, com o episódio da Assembleia de Deus em Porto do Mangue-RN. Muitas vezes fui ao seu gabinete, diga-se de passagem em todas as vezes muito bem recebido. Devido a gravidade do problema em Porto do Mangue, foi necessario até mesmo um dia ter que ir a residência do Pr. Santana, o que não é comum, mas mesmo assim, fui também muito bem recebido pelo nosso pastor. Foi neste período que ele também teve em minha casa, quando veio inaugurar o templo nôvo da igreja em Porto do Mangue, juntamente com uma caravana de 50 pastores da capital e a banda de música de parnamirim. A maneira e o tratamento como o pr. Santana,pr. Abdnego, pr. Eliseu,Dr. Casa de quadro, sua diretoria e sua acessoria júridica me assistiu naquela epoca é realmente digna de registro. Muito obrigado pr. Santana. Eu te amo.

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor,

    Seu testemunho enriquece este blog, especialmente esta postagem.

    Grato pelas constantes contribuições, caro amigo.

    Forte abraço, até breve!

    ResponderExcluir

COMENTE, todavia seja respeitoso e identifique-se, comentário "anônimo" não será postado. Obrigado!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. O ASSEMBLEIANO .
Design by Herdiansyah Hamzah . Published by Mais Template .
Creative Commons License