UBE

O Crente e a Universidade (Parte 5)

05 junho 2012

o-crente-e-a-universidade_thumb

Filosofia e Religião
Pr. Walfredo Soares

prwalfredoO conhecimento conforme estamos acompanhando desde os primeiros desta série de artigos, é algo por demais relevante para a evolução de todos nós, que estamos vivendo nesta modernidade onde os valores têm entrado em desuso por parte de muitos que se dizendo estudiosos, defendem um liberalismo irresponsável e descompromissado com os valores éticos e morais.

Mas ainda que se esteja pregando e defendendo uma liberdade desenfreada, o que percebe-se é na verdade uma nova moral sendo defendida, com o objetivo de se eliminar os valores que norteiam a sociedade, e que sem os tais valores a mesma tende a anarquia; o que significa uma imposição de uma nova ordem.

Sendo esta nova ordem uma desordem, sendo fato comprovado que sem ordem, nenhuma instituição ou sociedade pode subsistir.

Essas idéias inovadoras estão sendo defendidas em muitos segmentos da sociedade, e sobretudo nos campos universitários, onde se considera que está ali a elite da sociedade, em se tratando de conhecimento; e é exatamente onde os confrontos de idéias são debatidos, não havendo tom conciliador, mas como gladiadores numa arena, ali são apresentados os assuntos mais polêmicos e atualizados da história, e é neste campo que se faz necessário uma postura firme e forte por parte dos que têm compromisso com os valores éticos e morais, sobretudo com Deus e a Sua Palavra.

Considerando-se a Universidade como um lugar onde são debatidos os mais variados temas ligados a educação, e uma nova maneira de se conceber a realidade vivida pela sociedade, e que de lá procedem sempre uma nova visão de mundo, compete aos cristãos munirem-se do conhecimento, sobretudo do conhecimento da Palavra de Deus, para que façam valer a sua fé lá dentro, não como uma imposição, mas com uma postura de quem na verdade sabe em quem creu, e ao mesmo tempo de sua personalidade enquanto cristão, que tem compromisso com Deus e a Sua Palavra, e com este fundamento está pautado numa vida regenerada, como também compromissada com os valores que a Bíblia Sagrada - A inerrante Palavra de Deus transmite. Sendo A Bíblia Sagrada, o maior código de ética de todos os tempos, e que todas as pessoas devem se reger por ele.

A responsabilidade de um crente numa Universidade é muito grande, pois naquele ambiente ele não será visto só como um universitário, mas também como um cristão, que necessariamente senão quiser passar por sérios vexames, terá que ter argumentos para justificar a sua crença, e tais argumentos para serem considerados terão que terem base bíblica, sendo por vezes necessário um conhecimento mais apurado, como de teologia sistematizada que através do mesmo, possa se demonstrar segurança naquilo em que a pessoa crer, daí a necessidade que todo crente deve ter em ler e estudar a Bíblia Sagrada. Considerando a necessidade de se conhecer a Palavra de Deus, assim Jesus Cristo disse: ''Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam''. (João 5.39).

Esta Palavra embora tenha sido falada diretamente para os judeus naquele momento,
entretanto, ela é atualizada constantemente, sendo o dever de todo crente lê-la, estudá-la e refletir sobre ela diariamente, para que quando for preciso, expor a mesma sem embaraço, pois quando um crente demonstra que tem conhecimento da Bíblia, mesmo quem não acredita nEla enquanto a Palavra de Deus, mas tende a respeitar o crente que demonstrou ter conhecimento daquilo que defende.

Não deixe de ler o próximo artigo, pois daremos continuidade a este assunto. Pastor

_____
Walfredo Soares de Lima é líder da Assembléia de Deus em José da Penha/RN, e licenciado em Filosofia pela UERN.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

COMENTE, todavia seja respeitoso e identifique-se, comentário "anônimo" não será postado. Obrigado!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. O ASSEMBLEIANO .
Design by Herdiansyah Hamzah . Published by Mais Template .
Creative Commons License