UBE

Vencendo as fontes de tentação

19 abril 2010

tentação "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis." Gálatas 5.17

 

Por que você é tentado?

Em 1 Samuel 17, vemos que Davi enfrentou três inimigos e os venceu — o leão, o urso e o gigante Golias.

Nós enfrentamos três inimigos tentadores: a carne, o Diabo e o mundo. Quem é o seu maior inimigo?

Resista ao leão!

O leão representa Satanás. Davi pegou pela barba, frente a frente. Para vencer o urso — figura do mundo —, ele usou _ a mesma estratégia. Mas ao enfrentar o gigante, teve de usar outras armas.

Não fuja do leão! Mas saiba que, para isso, você precisa estar revestido da armadura de Deus (Ef 6.10-18).

Opositor da obra de Deus desde o princípio, o Diabo recebe vários nomes, em 1 Pedro 5.8 ele é conhecido com o leão!

preocupação do Inimigo é com a Igreja do Senhor, e ele não descansa — alguém disse que ele trabalha 24 horas por dia e ainda faz hora extra, no intuito de tirar o verdadeiro crente de sua posição. Por isso, a Palavra diz: "... resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7).

Não fuja do urso!

Você já notou como o urso é um animal bonitinho? Existem até os ursinhos de pelúcia... Mas nem pense em querer passar a mão na cabeça de um urso de verdade! Trata-se de um animal feroz! E, por esse motivo, é figura do mundo, que apenas aparenta ter coisas boas. Sabe de que mundo estou falando?

A Bíblia apresenta, pelo menos, três tipos de mundo. O primeiro é o mundo habitável (Jó 37.12) — o planeta Terra —, criado por Deus (Hb 11.3; Gn 1.1). O outro é a humanidade. (Jo 3.16). E o terceiro é o mundo invisível (Tg 4.4), dominado pelo Diabo (Jo 16.11; 2 Co 4.4), com o qual você não deve amar nem se conformar com ele(1 Jo 2.17-19; Rm 12.2).

Vença esse "urso" pela fé (1 Jo 5.4). Sabe como os crentes anti­gos venceram? Pela fé! Por ela, Abel ofereceu sacrifício aceitável; Enoque foi trasladado para o céu; Noé foi feito herdeiro da justiça; Abraão alcançou a promessa; Sara engravidou fora da idade; Isaque abençoou a seus filhos; José fez menção da saída dos filhos de Israel do Egito; Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó; Raabe não pereceu com os incrédulos...

Vença o gigante!

O seu maior inimigo está dentro de você: a carne, aquele desejo para o mal, para o imoral. A Bíblia também apresenta a palavra" "carne" no sentido literal (Nm 11.4, Gn 9.4) e referindo-se à humanidade de Jesus (Jo 1.14: Cl 1.21,22), ao poder do homem (2 Cr 32.8; Jr 17.5) e a uma natureza obediente a Deus (Ez 11.19).

No sentido que estou abordando, ela está associada ao germe do pecado que reside em nós, deixando-nos propensos ao mal (Rm 7.19,20; 8.6,7). O mundo e Satanás são inimigos terríveis, mas estão do lado de fora. A carne está dentro de você (1 Pe 2.11) e luta contra a sua natureza espiritual, com o objetivo de interrom­per a sua comunhão com o Espírito Santo (Gl 5.16,17). Tenha fé!

Sabia que a carne é um gigante, como Golias? E Davi usou a seguinte estratégia para enfrentá-lo: tomou o cajado, que representa o poder de Deus (Lc 10.19); desceu ao ribeiro, isto fala de humilha­ção; pôs cinco pedrinhas em seu alforje, figura do coração, repositório de nossa munição espiritual (SI 119.11); e usou a funda, com a qual lançou a pedra que derrubou o grande Golias.

A funda é uma figura da nossa fé. Com ela, nós vencemos o mundo e também a carne.

Extraído do livro Adolescente S/A – Ciro Sanches Zibordi (CPAD).

Um comentário :

  1. Graça e paz querido irmão Pb. Charlles

    Excelente mensagem, devo dizer que veio perfeitamente à calhar, por isso sou grato.

    Peço a liberdade para republicar esta mensagem no Siga o Mestre, certamente estará com os devidos créditos.

    Deus os abençoe!
    MINISTÉRIO SIGA O MESTRE

    ResponderExcluir

COMENTE, todavia seja respeitoso e identifique-se, comentário "anônimo" não será postado. Obrigado!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. O ASSEMBLEIANO .
Design by Herdiansyah Hamzah . Published by Mais Template .
Creative Commons License