UBE

10 ELEMENTOS NA ORAÇÃO DO SENHOR JESUS

11 julho 2010

em-oracao4
O modelo de oração deixado por Jesus em Mateus 6.9-13, apresenta alguns elementos fundamentais para a eficácia deste exercício primordial ao cristão; a oração é muito mais do que uma “lista de supermercado”, é a evidência da vida com Deus, manifesta através da manutenção do diálogo entre o filho e seu Pai, demonstrando toda afeição e devoção que temos a Ele.

1. Pai nosso,
RELACIONAMENTO PESSOAL
Quando aceitamos Jesus como Salvador pessoal, nos tormamos filhos de Deus, porque cremos no Seu nome. Pela fé, passamos a ser filhos por adoação, membro da família de Deus, por Jesus Cristo nosso Salvador.
A posição do crente na família de Deus é esta: somos filhos por adoação, irmãos do Unigênito do Pai. Portanto, como filhos de Deus temos acesso a Ele, pois somos seus filhos.

2. que estás nos céus,
Este relacionamento filial com Deus é possível graças a fé no nome de Jesus, é Ele quem nos dá acesso ao Pai, pela fé.

3. santificado seja o teu nome;
ADORAÇÃO
Nosso relacionamento filial com o Pai, pela fé em Cristo Jesus, nos conduz ao estado de adorador, pois a adoração resulta da presença do Espírito Santo em nossa vida, que nos possibilita desfrutar deste íntimo relacionamento famíliar com o divino. A adoração é a celebração, na esfera terrena, deste relacionamento.

4. Venha o teu reino,
EXPECTATIVA
Congratulando-se continuamente com o Espírito Santo, num singular vínculo familiar com o Pai, o crente é nutrido pelo sentimento de “querer estar MAIS perto”, partícipe da unidade plena que Cristo revelou gozar com o Pai. Diferente de Jesus, nós só desfrutaremos desse grau íntimo de relacionamento quando estivermos inseridos plenamente no Reino de Deus. Por isso, é natural ao autêntico cristão a expectiva da “vinda do Reino”, não cessando de orar pelo seu retorno.

5. seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
SUBMISSÃO
Deus é soberano, tanto na terra como no céu. Os seres angélicos estão sujeitos a Sua vontade, assim como toda a criação terrena. De igual forma, devemos nos submeter a soberana vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável.

6. O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
PETIÇÃO
Conhecendo que Ele é soberano, devemos humildemente apresentá-Lo nossas necessidades, através da petição constante e devotada.
Algumas pessoas erroneamente transforma a oração numa exposição massiva de suas necessidades, preenchendo todo o tempo com pedidos que mais parecem uma lista de compras de supermercado.
A petição é um dos elementos da oração, não “o" elemento.

7. E perdoa-nos as nossas dívidas,
CONFISSÃO
Devemos chegar ao Pai cônscio que somos devedores. Sim, somos pecadores carentes da misericórdia divina. É Deus quem perdoa todas as nossas transgressões, não devemos nos omitir de pedi-Lo perdão.

8. assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
COMPAIXÃO
Da mesma maneira que recorremos à compaixão divina, precisamos exercitar a compaixão com o próximo. A medida que Deus nos mede, é a mesma que medimos o próximo, ou seja, para obtermos o perdão das nossas dívidas, devemos perdoar primeiramente aos nossos devedores.

9. E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal;
DEPENDÊNCIA
O crente é profundamente carente dos cuidados do Pai, é Ele quem nos livra de todos os males desta vida. Na esfera terrena da nossa existência, enfrentamos fortes tentações, provações e inúmeras aflições, há necessidade de comunicarmos ao nosso Pai celestial todas as nossas dificuldades. Deus tem força para nos conceder nos momentos de adversidades, através da presença do Seu Espírito Santo.

10. porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
RECONHECIMENTO
Sim, a Ele pertence o reino, Ele é o Rei dos reis, Senhor dos senhores.
Momentos antes de sua assunção, Jesus revelou aos discípulos que tinha recebido do Pai todo o poder que há nos céus e na terra.
Sua glória majestosa preenche todo o espaço celestial, Ele é glorioso e sua grandeza permanece para toda a eternidade. Glorifiquemos pois a Ele, comunicando-se com o Pai através da oração mediada por Jesus o nosso Salvador, reconhecendo Sua majestade soberana e eternal.

Deus nos abençoe.

2 comentários :

  1. Olá irmão, paz

    Parabéns pelo blog, já me tornei seguidor. Tenho também um blog cristão para divulgação de refleões e opiniões, quando puder dá uma pssada lá, podes seguir-me também.

    http://valdivannascimento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É uma honra recebê-lo aqui, caro irmão.

    Já estamos seguindo-o.

    ResponderExcluir

COMENTE, todavia seja respeitoso e identifique-se, comentário "anônimo" não será postado. Obrigado!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. O ASSEMBLEIANO .
Design by Herdiansyah Hamzah . Published by Mais Template .
Creative Commons License